sexta-feira, 26 de junho de 2009

Consciência Negra




DIA DE UNIÃO E CONSCIÊNCIA NEGRA
NOVEMBRO/2008



“O grande desafio da
Escola é investir na superação da
discriminação e dar a conhecer a
riqueza representada pela
diversidade étnico-cultural que
compõe o patrimônio
sociocultural brasileiro,
valorizando a trajetória dos
grupos que compõem a
sociedade”.
(Parâmetros Curriculares
Nacionais –MEC)

JUSTIFICATIVA

Brasil, uma nação, uma sociedade pluralista, cujas raízes indígenas e negras muito contribuíram para a formação da pluralidade cultural brasileira. Portanto, se negros e índios tiveram participação na formação da cultura das diversas regiões brasileiras, por que então ainda hoje é necessário criar leis garantido direitos que até então eram privilegio dos brancos? Leis proibindo racismo e preconceito. Mesmo diante de tantas leis e favor dos negros são notáveis atitudes racistas, preconceituosas e de desrespeito na organização da sociedade, ou seja, é mínima a participação destes na esfera política e econômica do Pais, isto é, lhes é negado o direito de fazerem parte de uma História também construída por eles. No âmbito educacional a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003, que alterou a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a obrigatoriedade do Ensino da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, buscando assim, reconstruir as relações raciais entre negros e não negros em nossa sociedade. Portanto, foi pensando no exposto e considerando que no dia 20 de novembro comemora-se o “dia de união e consciência negra” no Brasil que se originou em memória ao Zumbi dos Palmares e em 1697 deu a vida pela liberdade do povo negro que, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Augusto Olimpio decidiu realizar várias atividades abordando temas referentes essa cultura integrada que forma a nação brasileira com o intuito de rever essa situação de discriminação e preconceito em nossa sociedade. No entanto, sabemos que a escola também colaborou muito, especialmente no passado e principalmente através dos matérias didáticos para a exclusão em especial dos negros. Logo, no dia 20 de novembro de 2008, alunos, professores, pessoal de apoio, direção da escola, pais, mães e responsáveis dos alunos, ou seja, todos da comunidade que fazem parte do processo educativo terão a oportunidade de interagir em favor de uma educação harmoniosa sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação percebendo que as diversidades devem ser valorizadas, pois as diferenças existem para serem somadas em prol do bem comum. Assim, quem sabe como escola daremos alguns passos em direção a uma sociedade que busque no respeito, na inclusão, no resgate de uma cultura afro-brasileira e africana a valorização da fraternidade e da paz entre os povos e origens, raça, cor e etnia.



Objetivos . Geral:
-integração escola e comunidade.
. Específicos:
-valorizar a cultura afro-brasileira e africana;
-resgatar a auto-estima dos que sentem descriminados;
-respeitar as diversidades culturais.


BIBLIOGRAFIA
ARRUDA, Jorge, Educando pela diversidade afro-brasileiro e africano, João Pessoa, PB: Dinâmica, 2006
Jornal Mundo Jovem Arte e Cultura. O Brasil reencontrado com sua negritude novembro – 2005.

DIRETOR: MARCILIO NAZEAZENO DOS REIS MARTINS VICE-DIRETORA: ANTONIA MARIA BERTOLDO BONFIM COORDENADORA PEDAGÓGICA: FRANCISCA DAMIANA TAVARES DE LIMA

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